05/02/2012

Especial


Estava eu na minha primeira aula de filosofia do ano, quando o professor começou a passar algumas perguntas reflexivas e um tanto complexas. Passei algum tempo tentando responde-las, mas finalmente consegui e então fiquei curiosa para saber as respostas de outras pessoas também. Já vou avisando que não é para qualquer um essas perguntas, de começo pode parecer fácil, mas logo vão notar que não, e só os "fortes" vão conseguir responder. As melhores respostas serão divulgadas aqui no blog, com os devidos créditos. O 3º lugar terá 1 semana de destaques aqui, irei postar os posts de seu blog com os créditos, sendo apenas 5 posts; o 2º lugar terá 2 semanas de destaque, sendo 4 posts por semana; e o 1º lugar terá 3 semanas de destaque sendo 3 posts por semana, mais um mês com o blog divulgado do lado direito do meu blog e um selinho. Agora, eis que as perguntas:

  • Prove que você existe.
  • Prove que você não é um sonho.
  • Prove que tudo que você está vivendo hoje não é uma lembrança, pois você não é um velhinho lembrando do seu passado.
  • Prove que você não é um programa de computador, programado para pensar esta realidade.
Não haverá problema nenhum se você responder só uma pergunta, se ela for a melhor, ira ganhar do mesmo jeito. As semanas dos ganhadores não se misturam, sendo o 3º lugar numa semana, o 2º lugar nas próximas duas semanas e o 1º lugar sendo nas próximas 3 semanas depois da do 2º lugar. O mesmo me refiro ao um mês de destaque do 1º lugar, começando apenas quando a semana deste começar. Qualquer duvida perguntem-me nos comentários deste post. As respostam também deverão ser respondidas nos comentários deste post. As respostas deverão ser dadas até o dia 12/02/12.
Desde já, Boa Sorte.

4 comentários:

  1. Fácil. Uma frase acho que descreve isso, "Penso, logo existo". De fato, pensei até chegar a este ponto. Acho que quando se pensa em existência o que faz você ter certeza de que você existe e que não é um sonho ou algo do tipo é a possibilidade de se questionar, certo que as questões podem nos enganar também. Mas duvidar é a certeza de estarmos aqui, de sermos, pois se penso, logo tenho consciencia de mim mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "Prove que você não é um programa de computador, programado para pensar esta realidade."
    Ta bem vou tentar, mas é difícil:
    Várias vezes ousei pensar que nossas vidas eram manipuladas, e que nós eramos joguinhos de computador. Aplausos e risos, porque isso é paranoico. Se eu fosse um programa de computador com certeza já teria entrado em colapso e quebrado todo o sistema, digo isso por que sou complexa, e meus pensamentos vão além de qualquer coisa criada ou descrita de tal forma. E dentro de meu sistema, dentro de minhas coisas, meu mundinho, a coisa que mais cabe é sonhar, e acreditar em algo bom e novo, e programas não pensam, pode sim ter uma realidade gravada dentro de mim, mas ela muda a cada instante, e acho que hoje nenhuma tecnologia chegou a uma coisa tão acelerada como as que se passam dentro de mim!
    Tentei...
    http://asoonhadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Prove que você existe
    desde que estava no ventre da minha mãe, meu coração batia e sangue corria pelas minhas veias,depois d enove meses eu vim ao mundo junto com meu choro fino para quebrar o silêncio, a partir dai comecei a ocupar um lugar no espaço.
    hoje meu coração bate cada vez mais forte e o sangue corre vigoroso pelas minhas veias,quando estou triste eu choro,e quando estou feliz eu rio,tenho vários sentimentos e sofro,por isso creio que existo,porque se não existisse como saberia que meu coração bate? como saberia que e bom tomar banho de chuva? eu existo e sempre existirei.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Resondi essas perguntas a algum tempo atrás, mas vamos lá....


    "Penso, logo existo!" Célebre frase de Descartes, você estuda filosofia então sabe seu significado. Bom, se eu estou pensando, eu existo.

    Quando você está em um sonho consegue sentir todas as sensações humanas, frio, receio, etc. Mas DOR você não consegue sentir, se belisque, se você sentir dor, não está sonhando. E eu senti dor!

    Nenhuma pessoa tem lembranças tão nítidas, como eu tenho, alguns até tem falta de memória. Como eu vejo tudo com muita clareza e nitidez, tenho total discernimento de que não sou um velhinho. Fora o fato de que meu RG prova que eu tenho 21 anos!

    Trabalho com TI, e como um profissional do ramo, tenho total certeza de que um programa de computador não consegue sentir os sentimentos e sensações humanas, principalmente o amor. E uma máquina, por mais avançada que seja, não é capaz de decidir suas próprias escolhas.

    ResponderExcluir