Olá minha gente bonita!
O papo de hoje é sobre como publicar um livro. O primeiro passo é saber para quem você vai vender, apesar do livro ser um sonho, ele também é um produto e é desta forma que você tem que enxergar.
Define seu público. Quem serão seus primeiros compradores? Família? Amigos? Seguidores das redes sociais?
Caso a resposta seja a última, desenvolva seu público nas redes sociais, descubra onde seus leitores estão (facebook, youtube, tiktok, instagram...) e poste conteúdos relevantes até ter atingido um público legal.
Exemplo deste último, a autora e blogueira Paola Aleksandra que criou o canal Livros e Fuxicos no youtube, construiu seu público e quando lançou seu primeiro romance de época foi best-seller!
O segundo passo é o que o escritor sabe fazer de melhor: escrever! Escreva, edite, revise. Contrate profissionais de revisão, diagramação e design de capa.
Monte um cronograma de publicação com postagens em sua rede social, se for autopublicação, já deixe todos os detalhes alinhados com a gráfica, e procure brindes para pré-venda ou os "10(0) primeiros a comprarem".
Faça um evento de lançamento, veja se é possível alugar a biblioteca da sua cidade e convide seus amigos e familiares. Ou naquele café que você sempre frequenta. Avise o jornal da sua cidade.
Ou faça um evento online também, fale sobre como foi escrever seu livro e leia os prímeiros capítulos. Convide algum profissional sobre o tema abordado em seu livro para participar da live.
Exemplo, se seu livro é um romance sobre superar perdas do passado, convide um psicólogo para falar do assunto. Empoderamento feminino, convide aquela mulher pra lá de inspiradora!
E depois de lançado, lembre-se, o marketing é contínuo. Continue falando do seu livro nas redes sociais!
Se gostou da conversa de hoje, divulga para aquele seu amigo escritor. Compartilhe em suas redes sociais <3 E eu já estava quase esquecendo, lá no meu insta tem sempre papos legais nos stories também sobre escrita. Passa lá @BarretoRaphaela_
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário