28/01/2019

[Resenha] A cidade do Sol - Khaled Hosseini



A primeira nota que tenho a fazer sobre o livro “A Cidade do Sol” de Khaled Hosseini é: tenha um estomago forte para ler. Se você já se comoveu com O Caçador de Pipas, as coisas ficam piores neste livro de Khaled. 

O autor nos conta a história de duas afegãs, que não tem nada em comum desde sua criação. Mariam mora apenas com a mãe, uma vez que seu pai tem vergonha de assumi-la como filha por ter sido fora do casamento e aos 14 anos se vê obrigada a casar com um sapateiro que mora em Cabul e que faz jus ao significado contemporâneo da palavra “machista”. Confesso que durante esta narração (e durante todo o livro) fui obrigada a parar algumas vezes e retomar a leitura alguns dias depois, tamanha era minha indignação e agonia. 

Agora vamos para Laila, a caçula da família cujo pai é professor e a educa para ser uma mulher livre e com direitos, enquanto as coisas vão bem com seu pai, para sua mãe ela parece ser invisível, uma vez que ela só se preocupa com a volta dos filhos da guerra, esquecendo todo o resto a sua volta, incluindo Laila e o marido. Por sorte Laila tem um amigo inseparável, Tariq, o qual cresceram juntos e promete trazer muitas reviravoltas e emoções durante a história. 

Enfim nossas duas protagonistas tem seus destinos unidos devido a guerra, e então, como será esse encontro? E em quais circunstâncias? A partir deste encontro as emoções no livro triplicam e você fica em dúvida entre atira-lo na parede, chorar, rir ou querer ir no Afeganistão buscar todas as mulheres para cuidar. 
Foi um livro que me fez enxergar a cultura afegã de forma diferente, inclusive sua religião, com pontos positivos e negativos e que me faz cativar pelas personagens e sempre almejar o melhor para ambas.

É um livro excepcional e que com certeza recomendo para todos aqueles que estão dispostos a abrir a mente e o coração, e a se aventurar e chorar nesta história cheia de surpresas e reviravoltas e com um final surpreendente.

Páginas: 365.
Estrelas: 5.

8 comentários:

  1. Coisas do Arco da velha
    como dizemos por aqui
    que parece estarmos no passado
    pois 2000 já anda por aqui hé hé hé-,`)

    Boa e feliz Semana
    boas leituras
    e beijinhos de aqui dos frios brrrrrrrrrr-.`)

    ResponderExcluir
  2. Impossível ler sua resenha e não querer conhecer esse livro. Ele parece ser incrível!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu nunca li nada do autor, inclusive o livro famoso dele, mas dizem que é lindo. Só que não sou fã desse tipo de enredo, entretanto, essa sinopse sobre as duas afegãs me deixou com uma certa curiosidade. Vou anotar a dica!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau, eu já li O Caçador de Pipas e amei, com certeza vou ler Cidade do Sol, adorei a resenha.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Rapha, boa noite!
    É interessante demais que, em um sem-número de blogs que já visitei, ativos e inativos, há comentários seus! E quando busco a referência, que vem dar aqui, seu blog parou em 2014. Se você não é uma mirageninha, um anjinho que posta de alguma parte do céu, que acontece?! Ou você deixou de postar e permanece com o e-mail ligado ao blog?! Se for isso, que pena, porque você escreve como poucos.
    Se algum dia, aí do mundo mágico em que vive, você ler aqui, receba um abraço carinhoso
    ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelas palavras.
      Escrevo por aqui ainda, meu blog está ativo desde 2010 e desde então estou na blogsfera.

      Abraço!

      Excluir
  6. Estômago forte? Ih, já não é comigo hahaha. Mas gostei da dica, é sempre interessante conhecer sobre novas culturas.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir