21/01/2019

[Diário de uma vegetariana]: Por que virar vegetariano?


Eu sempre prezei muito a vida, a natureza, o universo... É uma criação bela e complexa, mas que não perde sua simplicidade. Sempre xinguei os sete infernos humanos quando via ou ouvia uma maldade ou crueldade com os animais e a natureza, afinal, também sou parte de tudo o que está no planeta e até do universo. 
Então como eu, alguém que chora ao ver o desmatamento crescer na Amazônia e quer abraçar todos os animais do mundo, poderia continuar comendo carne? Decidi não mais fechar os olhos. 
É fácil imaginar a carne apenas como comida e fingir que por trás daquilo não tem um animal, não teve uma vida. Não teve sofrimento. Mas teve
Por mais que o humano precisou da carne para evoluir, hoje a proteína é encontrada em tantos outros alimentos que tenho certeza que se nosso ancestral pudesse plantar tudo isso ao invés de caçar, com certeza o faria, afinal, é muito mais fácil plantar um pepino e um brócolis do que matar bisão selvagem.
Então para essa postagem separei os três motivos que me fizeram finalmente virar a chave e deixar a carne no passado:
  • Desmatamento: Um boi precisa de espaço, imagina um rebanho inteiro então. É necessário enormes pedaços de terra e que em muitas vezes vem do desmatamento de áreas verdes e florestas. Fora isso, o gado degrada o solo, suas pisadas fortes e duras deixam o solo infértil depois e ainda para melhorar essa história tem a água, um boi consome em média 40 mil litros de água em sua vida. 
  • Crueldade: Todo vertebrado sente dor, imagina então como é viver a vida preso, no caso de galinhas e porcos, sofrer a vida toda para apenas acabar em morte. Ou ver seu irmão boi morrer na fila do abate. 
  • Saúde: A diversos estudos que ligam doenças cardíacas e câncer no estômago e intestino ao consumo de carne. 
A ideia dessa postagem não é fazer ninguém virar vegetariano, mas como o My Life é um tipo de diário, muito mais postagens sobre esse tema vão aparecer, como por exemplo as dificuldades e desafios, e as mudanças no corpo. 
E se quiser saber mais sobre esse tema e de uma forma imparcial, indico aqui a matéria da Superinteressante, é realmente interessante!

6 comentários:

  1. Uauauauau não sou vegetariano, sou um gaúcho carnívoro tchê, mas vc me leva a pensar, a questionar....Vai receber do tio Castnha bjinhos e bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Realmente eu não vivo sem carne, mas admiro pessoas que abraçam o vegetarianismo. Tem que se ter muita convicção e força de vontade.
    Bjo 💋

    ResponderExcluir
  3. Cá pra mim
    regras aplicadas
    a cada um bem regradas
    e bom apetite hé hé hé-.`)

    Beijinhos e um feliz dia -,`)

    ResponderExcluir
  4. RAFHA BARRETO,

    tenho tentado ser vegetariano, porém reconheço que a minha falta de informação é muito grande sobre a matéria,principalmente a composição diária dos pratos.
    um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha dica é começar aos poucos e passar em uma nutricionista.

      Ótima semana

      Excluir
  5. Adorei o post, eu sou vegetariana e estou caminhando para o veganismo , no meu blog eu faço resenhas de produtos não testados em animais e veganos e acho q é muito importante a gente falar sobre o assunto, pois muitas pessoas realmente não param pra pensar na carne como um animal, enxergam apenas um alimento ( como vc escreveu muito bem). Como vc disse não queremos forças as pessoas a serem vegetarianas/ veganas, mas eu acredito q se levarmos informações muitas pessoas irão refletir, se sensibilizar e parar ou diminuir o consumo de carne. Adorei o post.
    www.verdeveggie.blogsppot.com.br

    ResponderExcluir