Sinopse:
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seu destino.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz - 'Você pode ser tudo o que quiser'. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos.
Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece - Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
O que eu achei:
O livro é intenso e tocante. É o único até hoje que me deixou de ressaca literária durante e depois da leitura. Ler um livro que acontece no Oriente Médio me fez entender e compreender alguns pontos da cultura e discordar de tantos outros. Eu chorei e sorri neste livro, me engrandeceu e me fez ver o mundo com outros olhos. É uma obra triste, e ainda assim maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário