23/09/2020

[Resenha] O diário de um mago - Paulo Coelho


Paulo tá para escrever um livro que eu não goste, porque meu Deus, até hoje todos que li dele eu simplesmente AMEI - e Diário de um mago não foi nem um pouco diferente. Que livros meus amigos! 

"A gente não precisa subir uma montanha para saber se ela é alta. [...] O barco está mais seguro quando está no porto, mas não foi para isto que foram construídos os barcos."

Paulo nos conta neste livro sua peregrinação no Estranho Caminho de Santiago, começando em Saint-Jean-Pied-de-Port na França e terminando em Santiago de Compostela, na Espanha. 

Ele escreve seus aprendizados, as práticas de RAM, a jornada, desafios e alegrias, e nos mostra que o extraordinário reside no caminho das pessoas comuns. Com leveza e sutileza nas palavras, Paulo nos faz olhar para nossa própria vida e rotina, deixando questões sobre o que queremos, sonhamos e buscamos. 

"O verdadeiro caminho da sabedoria pode ser identificado por apenas três coisas. Primeiro, ele tem que ter Ágape; segundo, tem que ter uma aplicação prática na sua vida, senão a sabedoria torna-se uma coisa inútil e apodrece como uma espada que nunca é utilizada. E, finalmente, tem que ser um caminho que possa ser trilhada por qualquer um."

É uma verdadeira obra de magia, fé e muito amor! Até me despertou o vontade de peregrinar e viajar muito mais no Brasilzão e no mundo. 

"Quando você viaja, está experimentando uma maneira muito prática o ato de renascer. Está diante de situações completamente novas, o dia passa mais devagar e na maior parte das vezes você não compreende a língua que as pessoas estão falando. Exatamente como uma criança que acabou de sair do ventre materno. Com isso, você passa a dar muito mais importância às coisas que o cercam, porque delas depende a sua sobrevivência. Passa a ser mais acessível às pessoas, porque elas poderão ajudá-lo em situações difíceis. E recebe qualquer pequeno favor dos deuses com grande alegria, como se aquilo fosse um epsódio a ser lembrado pelo resto da vida."

Bom, é certamente um livro que recomendo e muito! Os livros do Paulo Coelho mudam nossa mente, abrem nossa visão e quebram paradigmas. Somos alguém completamente diferente depois de ler as páginas escritas por ele. São grandes ensinamentos.

"— O que tem a ver Magia com a Igreja católica?

Petrus disse apenas uma palavra:

— Tudo." 


E você, já leu algum livro do Paulo? Já leu este? Conta aqui nos comentários ;) 

Um comentário:

  1. Amei a resenha. Eu gosto muito dos livros do Paulo Coelho, sempre aprendo algo ou vejo algo com outros olhos.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir