24/02/2014

[Resenha] O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - As Crônicas de Nárnia


Imagino que todos já conhecem a história de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, contando o início da história de Pedro, Edmundo, Susana e Lucia em Nárnia. Mas antes de começar esta aventura, lembra do Sobrinho do Mago? Então, ele ao retornar de Nárnia trouxe uma maça (com consentimento se Aslam) para curar a mãe dele e depois plantou as sementes, que fez nascer uma árvore. Esta arvore em uma tempestade, infelizmente foi destruída, e Digory (o sobrinho do mago que já estava velhinho e tinha se tornado um grande professor e se mudado para uma casa de campo) pede para que façam um guarda-roupa com a madeira. Ligando alguns pontos aqui e outros acolá, logo sabemos que os 4 protagonistas desta história se mudam para a casa do sobrinho do mago (velhinho agora) e que entram no guarda-roupa construído com a madeira da arvore da maça de Nárnia. Agora vamos a história dos 4 irmãos, Lucia é a primeira e conhecer esse mundo encantado e depois de algumas brigas e falta de fé de seus irmãos, todos acabam conhecendo a grande e maravilhosa Nárnia. Desde que o Mago saíra de lá, em nosso mundo passaram apenas algumas décadas, mas lá se passaram 100 anos e infelizmente a Feiticeira Branca (rainha Jadis, que descobrimos ser parente de Lilith, é, essa mesma Lilith que você está pensando) fez com que caísse um rigoroso inverno em Nárnia, jamais chegando o natal ou qualquer outra estação. Mas havia uma profecia (*esperança*), quando 2 filhos de Adão e 2 filhos de Eva pisassem em Nárnia novamente, Aslam voltaria e então a primavera chegaria – dito e feito. A primavera chegou com a volta de Aslam, mas para derrotar finalmente a feiticeira, foi necessário uma batalha em que no final (com o lado de Aslam ganhando) os quatro irmãos foram coroados reis e rainhas de Nárnia e nos anos que se seguiram ao reinado deles, se chamou de Era de Ouro.

Pág: 88.


Nota: 5 estrelas.

4 comentários:

  1. Gosto muito desta rubrica, como amante de literatura perco imenso tempo a ler. Foi bom recordar as fantásticas palavras de C. S. Lewis no teu ponto de vista. Mágnifico!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  2. Acho Nárnia mt perfeito! Amo as crônicas, é mt bom :3

    Pode dar uma olhadinha no blog?
    Tem post novo ^-^ http://bsaccani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Li tudinho, adoro fico fascinada com essa leitura =)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre compro outros ao invés dele. Nem vi o terceiro filme ainda porque quero ler primeiro para depois assistir.

    ResponderExcluir