06/05/2019

5Rs

 
A pegada ambiental está cada vez mais forte e presente em nossos cotidianos, o que me deixa muito feliz, e o ambiente mais ainda. Temos muito o que melhorar? Com certeza, mas entre o “nada” e o “alguma coisa”, nós temos alguma coisa. E por esse motivo trouxe aqui para o blog um conceito que está ficando cada vez mais conhecido: 5Rs. 



RECICLAR: Faça coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar economiza-se energia, recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
REPENSAR: Antes de efetuar qualquer compra reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso, talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde.
REUTILIZAR: Dê uma nova vida para matérias que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade, resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato virando lindas peças de decoração.
RECUSAR: Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente.
REDUZIR: Reduza seu consumo, o barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Outras formas de reduzir são: preferir alimentos a granel, levando seu próprio recipiente, utilizar lâmpadas LED, usar pilhas recarregáveis, etc. Desta forma além de ter uma economia, você reduz o seu lixo.

E se ainda está em dúvida entre aplicar esse conceito ou não, que tal dar uma olhada na figura abaixo? Todos nós podemos fazer do mundo um planeta melhor para nós, nossos filhos, netos, animais, insetos, aves e tudo o mais que virá nos próximos milhões de anos.
 

8 comentários:

  1. Difícil mudar as mentalidades
    mas aos poucos
    até os "Loucos", poluidores-,`)

    Beijinhos e uma bela noite
    de aqui para aí-,`

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rapha!!
    Muito legal o pensamento dos 5 erres. Na verdade, cada ponto é totalmente coerente, econômico, benéfico a todos e à Natureza. A questão é que a sociedade humana doutorou-se em esbanjamento, desperdício, novidade, consumismo. O Brasil tem 200 milhões de habitantes e 300 milhões de celulares... É preciso divulgarmos muito, especialmente no face, essa ideia de preservação, tanto quanto a ideia do tempo de assimilação da natureza para esses materiais listados. Além de um plástico (e não apenas o bendito do canudinho, mas TODO plástico) levar 100 anos para degradar-se, ele até lá terá causado tragédias irreparáveis ao ciclo das águas e às vidas fluviais e marítimas... Precisamos todos pensar sobre isso, e tomar decisões.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso, sério. Se seguíssemos essa regrinha do 5RS seríamos mais felizes!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Lá em casa nós separamos o lixo, reaproveitamos e tentamos utilizar esses 5 R's, mas acho que ainda falta muito...
    Pricipalmente recusar e pensar se tais coisas são mesmo necessárias.
    Bem bacana e inspirador esse post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma bela postagem de grande utilidade. Parabéns!
    Um abraço.
    Élys

    ResponderExcluir
  6. Me lembro que minha professora de geografia falava muito sobre os 5Rs. Eu já estou na fase de recusar produtos que não ajudam o meio ambiente. Dias atrás meu marido comprou duas gravatas e elas vieram dentro de uma embalagem grande de papel, eu achei aquilo totalmente desnecessário, agora eu deixo uma sacola de tecido no carro, sempre que saímos e compramos algo ou vamos ao supermercado eu uso essa sacola. Acho que se todo mundo fizer a sua parte o impacto no ambiente vai ser grande. Amei seu post, muito motivador e consciente.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
  7. Esse post tem tudo a ver com o momento que estou vivendo agora, tenho questionado muito o meu consumo e tenho tomado medidas para reduzi-lo sempre que possível ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir