06/10/2018

Um pouquinho sobre a Romênia

Conhecida por ser a terra do Drácula e onde Carlinhos Weasley trabalhava com dragões, eu não sabia muito o que esperar quando viajei para a Romênia. Fui em meados de Maio a trabalho, o clima estava bom, não tão calor durante o dia e não tão frio durante a noite. Acabei visitando duas cidades: Timisoara e Arad, ambas muito parecidas, só que Arad mais nova e cuidada do que a outra.



Com o passar dos dias pude notar que um país tão distante do Brasil, também tinha algumas semelhanças. A Romênia também fazia parte do território pertencente ao Império Romano, logo sua língua é derivada do latim, assim como o português. Muitas palavras em lojas e restaurantes eram possíveis de entender e até uma ou duas durante uma conversa. Os gestos com as mãos, a fala alta, as risadas e piadas também fazem parte da cultura, assim como o gosto pela carne e cerveja.
Os prédios me lembravam a grande São Paulo e sua parte histórica, prédios estes que alguns estavam reformados e outros nem tantos. As calçadas também me faziam lembrar do Brasil, algumas árvores aqui e acolá, um matinho na guia, trânsito às sete horas da manhã e problemas políticos.



Para aqueles que me perguntarem o que achei, até ouso dizer que é uma parte do Brasil na Europa, só que somente com pessoas brancas e sempre bem vestidas.
Foi uma experiência totalmente diferente, nos Estados Unidos eu conseguia enxergar um padrão americano nas pessoas. Na Alemanha, quase todos brancos e loiros de semblante fechado e conversa baixa, mas na Romênia... era um festival de tamanhos, cores diferente de cabelo, maquiagem, roupas e sapatos. Há uma característica ali difícil de ser achada, não há um rosto padrão, assim como não há um no Brasil. E por fim, de todos os países que já conheci, ali foi o que mais me lembrou minha casa, mesmo não sendo, mesmo eu não querendo ali morar, mas eu até podia sentir uma familiaridade com o lugar.




5 comentários:

  1. Beleza de aventuras
    sempre em dia e sintonia
    num descritivo conseguido
    que dá gosto ler -.`)

    Bom e feliz fim de Semana
    beijinhos de aqui
    que com muita preocupação vemos
    o que se passa no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rapha. Chegando aqui para conhecer seu cantinho. Amei conhecer detalhes sobre a Roménia. Desejo a vc um bom final de semana Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rapha querida


    Conhecer novos lugares é sempre muito legal.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas, acho que o melhor de estar longe de casa é conseguir achar um lugarzinho onde nos lembra de onde viemos.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir